Seguir
Adriana Bortoletto
Adriana Bortoletto
Professor Doutor - Ensino de Física, UNESP
E-mail confirmado em dfq.feis.unesp.br - Página inicial
Título
Citado por
Citado por
Ano
Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
A Bortoletto
Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009
172009
Pesquisa em Ensino de Física (2000-2007): áreas temáticas em eventos e revistas nacionais
A BORTOLETTO, N SUTIL, SLB BOSS, G Iachel, R NARDI
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências 6, 2007
172007
Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
A Bortoletto
Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013
152013
CTS e CTSA em periódicos nacionais em ensino de ciências/física (2000-2007): aspectos epistemológicos e sociológicos
N Sutil, A Bortoletto, W Carvalho, C LMO
ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 11, 2008
142008
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
A Bortoletto, WLP de Carvalho
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 9 (17), 141-160, 2012
122012
CTS e CTSA em periódicos nacionais em ensino de Ciências/Física (2000-2007): Considerações sobre a prática educacional em Física
N SUTIL, A Bortoletto, W Carvalho, LMO Carvalho
ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 11, 2008
122008
Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocientífica na perspectiva do Agir Comunicativo. 2013. 237 f
A BORTOLETTO
Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível …, 2013
72013
Temas sócio-científicos: análise dos processos argumentativos num contexto escolar. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis
A BORTOLETTO, WLP CARVALHO
Atas… Rio de Janeiro: Abrapec, 2009
72009
Abordagem de Questões Sociocientíficas e Formação para o Entendimento no Contexto do Ensino de Física
A Bortoletto, N Sutil, WLP Carvalho
Experiências em Ensino de Ciências 11 (2), 209-225, 2016
42016
Argumentação dos futuros professores de física a respeito da desmiticação da ciência durante o curso de Licenciatura em Física
A Bortoletto, RO Silva, L Londero
Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 2016
32016
As contribuições da teoria ação comunicativa para refletir a competência ética discursiva e a formação moral no ensino de Ciências
A Bortoletto, N Sutil, WLP Carvalho
ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 12, 2010
32010
Os Usos Da Linguagem Verbal na Prática Discursiva em Sala de Aula: Um Panorama das Pesquisas em Periódicos Brasileiros em Ensino de Ciências/Física
A Bortoletto, N Sutil, WLP CARVALHO
Encontro de Pesquisa em Ensino de Física 12, 2010
32010
Ensino-aprendizagem no curso de Meio Ambiente do Centro Paula Souza de Ilha Solteira, SP utilizando as Geotecnologias
PBP de Oliveira, HR Silva, CW da Silva Romero, A Bortoletto, JHP Dias
Meio Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia–Volume 3, 44, 2019
12019
CTS e CTSA em periódicos nacionais em Ensino de Ciências/Física (2000–2007): aspectos epistemológicos e sociológicos [STS and STSE in national journals in Science/Physics …
N Sutil, A Bortoletto, W Carvalho, LMO Carvalho
Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)[Proceedings of …, 2008
12008
BNCC E PNLD 2021: ANÁLISE DE OBRAS DIDÁTICAS À LUZ DAS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
EK Muracami, A Bortoletto
Experiências em Ensino de Ciências 18 (4), 425-435, 2023
2023
ENSINO DE FÍSICA E EMANCIPAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O PROJETO MANHATTAN A PARTIR DA TEORIA DE THEODOR ADORNO
I de Oliveira Silva, A Bortoletto
Experiências em Ensino de Ciências 18 (4), 278-288, 2023
2023
AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COMO EIXO ESTRUTURADOR DA VONTADE POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
A Bortoletto, ER de Oliveira
Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 1716-1719, 2021
2021
Uma sequência didática de caráter sociocientífico sobre a avaliação do ciclo de vida das baterias de lítio
RF Alexandrino, A Bortoletto
Revista de Enseñanza de la Física 33 (2), 237-244, 2021
2021
Histórias em quadrinhos produzidas por alunos de ensino médio: identificando sentidos e indicadores de alfabetização científica
MBSL Fochi, AB Bortoletto, IC de Castro Kondarzewsky
Revista de Enseñanza de la Física 33 (2), 245-252, 2021
2021
O potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidade
D Okimoto, A Bortoletto, LEB Arenghi
Congresso de extensão universitária da UNESP, 1-6, 2015
2015
O sistema não pode executar a operação agora. Tente novamente mais tarde.
Artigos 1–20