Can the History of Science Contribute to Modelling in Physics Teaching? The Case of Galilean Studies and Mario Bunge’s Epistemology J Machado, MAB Braga Science & Education 25 (7), 823-836, 2016 | 12 | 2016 |
Conhecimento, realidade e ensino de Física: modelização em uma inspiração bungeana J Machado, SMSCS Cruz Ciência & Educação (Bauru) 17, 887-902, 2011 | 11 | 2011 |
Secondary students’ modelling conceptualisation in situations related to particle dynamics: a clinical perspective J Machado, M Braga International Journal of Science Education 40 (13), 1606-1628, 2018 | 8 | 2018 |
Conceitos de força: significados em manuais didáticos J Machado, DBN Marmitt Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 15 (2), 281-296, 2016 | 8 | 2016 |
Modelização no ensino de física: contribuições em uma perspectiva bungeana J MACHADO, KS VIEIRA ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 11, 2008 | 8 | 2008 |
O lugar da Química e da Fisica no ensino de ciências LD KOTOWSKI, JS WENZEL, J MACHADO VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIOSUL), 2013 | 5 | 2013 |
É possível reabilitar o empirismo no Ensino de Ciências? Virtude pragmática sob a ótica antirrealista de Bas van Fraassen J Machado, MG Rodrigues Ciência & Educação (Bauru) 28, e22039, 2022 | 4 | 2022 |
Model conceptions in science education research: features and trends J Machado, BLP Fernandes Ciência & Educação (Bauru) 27, e21014, 2021 | 4 | 2021 |
O centenário de Mario Bunge: contextualizando sua obra sobre modelos científicos na filosofia da ciência e como referencial na pesquisa em ensino J Machado, M Braga Caderno Brasileiro de Ensino de Física 36 (1), 178-203, 2019 | 4 | 2019 |
Modelização na formação inicial de professores de física J Machado Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em …, 2009 | 3 | 2009 |
A proposta da Redescrição Representacional como referencial para a conceitualização de modelos na educação científica J Machado, M Braga Ciência & Educação (Bauru) 25, 589-606, 2019 | 1 | 2019 |
Modelização do equilíbrio no plano inclinado: um estudo clínico J Machado, M Braga Enseñanza de las ciencias, 4433-4438, 2017 | 1 | 2017 |
Making Sense of Models and Modelling in Science Education: Atomic Models and Contributions from Mario Bunge’s Epistemology J Machado | | 2024 |
Compreensões de Estudantes do Ensino Médio Sobre Modelos em Biologia BLP Fernandes, J Machado, GI Matos Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e36073-26, 2022 | | 2022 |
A CONCEITUALIZAÇÃO DE MODELOS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS VISÕES DE MARIO BUNGE E GÉRARD VERGNAUD J Machado, M Braga Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 22, e10560, 2020 | | 2020 |
MODELIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES EM UMA PERSPECTIVA BUNGEANA MODELING IN PHYSICS TEACHING: CONTRIBUTIONS IN A BUNGEAN PERSPECTIVE J Machado, KS Vieira | | |