Seguir
Antonia Naiara de Sousa Batista
Antonia Naiara de Sousa Batista
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará
Email confirmado em aluno.uece.br
Título
Citado por
Citado por
Ano
Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos …
ANS BATISTA
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)–Instituto Federal …, 2018
222018
A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática
ANS Batista, ACC Pereira
Acta Scientiarum. Education 43, 2021
102021
Uma breve discussão teórica acerca do uso de instrumentos matemáticos históricos no ensino da matemática
VB Alves, AN de Sousa Batista
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 3 (8), 48-59, 2016
102016
A balestilha: um instrumento náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos
AN de Sousa Batista, ACC Pereira
Revista Brasileira de História, Educação e Matemática (HIPÁTIA) 2 (1), 40-51, 2017
82017
A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del Saber de Astronomía
ACC Pereira, AN de Sousa Batista, IC da Silva
Revista Eletrônica de Educação Matemática 12 (1), 173-191, 2017
62017
Effect of the intracerebroventricular administration of GR 113808, a selective 5-HT4 antagonist, on water intake during hyperosmolarity and hypovolemia
L Castro, B Varjão, I Silva, B Duque, A Batista, R Santana, P Luz, R Junior, ...
Brazilian Journal of Medical and Biological Research 34, 791-796, 2001
62001
Novas configurações do laboratório de ensino de Trigonometria a partir da incorporação da tecnologia articulada a história da Matemática
ACC Pereira, ANS Batista, GP Oliveira
REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática 12 (4), 1-19, 2021
52021
A inserção de textos originais na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento Sea Island Mathematical Manual
LM Pontes, AN de Sousa Batista, ACC Pereira
Revemop 3, 1-19, 2021
42021
Saberes docentes em estudos acadêmicos relacionados à história da matemática nos últimos cinco anos
ACC Pereira, VB Alves, AN de Sousa Batista, FWS Oliveira
Research, Society and Development 9 (3), e104932429-e104932429, 2020
42020
Aspectos matemáticos e materiais da fabricação do báculo de Petrus Ramus frente a concepção de licenciandos em Matemática
FHB da Silva, AN de Sousa Batista
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 9 (26), 165-180, 2022
32022
Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio dos Tempos...(1603)
AN de Sousa Batista, ACC Pereira
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 5 (14), 75-84, 2018
32018
Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
FHB da Silva, ACC Pereira, AN de Sousa Batista
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8 (23), 1219-1235, 2021
22021
Um levantamento de documentos que tratam sobre instrumentos matemáticos: uma possível articulação entre a tecnologia do passado e os saberes docentes
AN de Sousa Batista, GP Oliveira, ACC Pereira
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 17 (39), 217-233, 2021
22021
A balestilha descrita na obra Chronographia repertorio dos tempos (1603): discussões iniciais sobre o saber incorporado no instrumento
ACC Pereira, AN de Sousa Batista, IC da Silva
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 4 (11), 105-118, 2017
22017
A Matemática por trás da Balestilha
ACC Pereira, AN de Sousa Batista
Revista História da Matemática para Professores 2 (1), 53-64, 2015
22015
Um levantamento nacional e internacional de pesquisas que mobilizaram ou articularam saberes geométricos e trigonométricos por meio de instrumentos ou tratados antigos
AN de Sousa Batista, ACC Pereira
Revista História da Matemática para Professores 9 (1), 1-10, 2023
12023
A correlação entre a Teoria Vygotskyana e a Teoria da Objetivação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática
AN de Sousa Batista, GP Oliveira, ACC Pereira
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática 5 (1), 2021
12021
O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
AN de Sousa Batista, VB Alves
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 11 (32), 1-17, 2024
2024
O BÁCULO DE PETRUS RAMUS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA VISÃO DE LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO
FHB da Silva, ACC Pereira, AN de Sousa Batista
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista–ENCITEC 13 (1), 317-329, 2023
2023
Sobre los potenciales didácticos que surgen de la fabricación de la balhestilha para la enseñanza de matemáticas
AN de Sousa Batista, ACC Pereira
UNIÓN-REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA 19 (67), 2023
2023
O sistema não pode efectuar a operação agora. Tente mais tarde.
Artigos 1–20