Seguir
Maria da Conceição Barbosa Lima
Maria da Conceição Barbosa Lima
E-mail confirmado em uerj.br
Título
Citado por
Citado por
Ano
Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
MC Barbosa-Lima, GF Castro, RMX Araújo
Ciência & Educação 12 (02), 235-245, 2006
562006
Conhecimento científico, seu ensino e aprendizagem: atualidade do construtivismo
GRPC Queiroz, MCA Barbosa-Lima
Ciência & Educação 13 (03), 273-291, 2007
532007
O desenho infantil como instrumento de avaliação da construção do conhecimento físico
MC Barbosa-Lima, AMP CARVALHO
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 7 (2), 337-348, 2008
472008
O desenho como estratégia pedagógica no ensino de ciências: o caso da biossegurança
MAF da Costa, MFB da Costa, MCAB Lima, SQ Meireles
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 5 (1), 2006
452006
Formação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular
MCB Lima, GF Castro
Ciência & Educação 18 (01), 81-98, 2012
442012
Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?
E Dias, E Mesquita, L Finotti, M Otoni, M Lima, M Rocha
Revista Interacções, 142p.-155p., 2011
342011
As representações sociais dos licenciandos de física referentes à inclusão de deficientes visuais
MCAB Lima, MAD Machado
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 13 (3), 119-131, 2011
262011
O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias
C Nascimento, M da Conceição Barbosa-Lima
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 6 (3), 2006
262006
Linguagem e o ensino de física na escola fundamental
MCB Lima, AMP de Carvalho
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 20 (1), 86-97, 2003
252003
Consciência histórica e educação histórica: diferentes noções, muitos caminhos
M Lima
Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 53-76, 2014
222014
Quando o sujeito se torna pessoa: uma articulação possível entre Poesia e ensino de Física
MCB Lima, HL Barros, EA Terrazan
Ciência & Educação (Bauru) 10, 291-305, 2004
202004
Conhecer as cores sem nunca tê-las visto
C Bianchi, K Ramos, MC Barbosa-Lima
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 18 (1), 147-164, 2016
182016
O formal, o não formal e as outras formas: a aula de física como gênero discursivo
GFDEC CATARINO, GRPC Queiroz, MDACDE BARBOSA-LIMA
Revista Brasileira de Educação 22, 499-517, 2017
162017
Inclusão de deficientes visuais no programa de visita escolar programada do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
C de Oliveira Gonçalves, M da Conceição Barbosa-Lima
Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 7-26, 2013
162013
Nascimento e evolução de uma proposta de apresentação de Física no primeiro segmento do primeiro grau
MCB Lima
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 12 (2), 107-122, 1995
151995
Ciência e arte: Vermeer, Huygens e Leeuwenhoek
MC Barbosa-Lima, G Queiroz, R Santiago
Física na Escola 8 (2), 27-30, 2007
142007
A escrita e o desenho: instrumentos para a análise da evolução dos conhecimentos físicos
MCB Lima, AMP de Carvalho, MER Gonçalves
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 15 (3), 223-242, 1998
141998
Prá quem quer ensinar Física nas séries iniciais
MCB Lima, LA Alves
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 14 (2), 146-159, 1997
141997
O falar, o escrever e o desenhar na construção de conceitos científicos
AMP Carvalho, MCB Lima
Linguagens, leituras e ensino da ciência, 1998
121998
A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
GFC Catarino, MCA Barbosa-Lima, GRPC Queiroz
Ciência & Educação (Bauru) 21, 835-849, 2015
102015
O sistema não pode executar a operação agora. Tente novamente mais tarde.
Artigos 1–20