Seguir
Valeria de Oliveira Roque Ascenção
Valeria de Oliveira Roque Ascenção
Outros nomesRoque Ascenção, V. O., Ascenção, V.O.R
Professor do curso de Geografia, UFMG
E-mail confirmado em ufmg.br - Página inicial
Título
Citado por
Citado por
Ano
Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno
VOR Ascenção, RC Valadão
Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales 18, 2014
572014
Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de Geografia
VOR Ascenção, RC Valadão
Revista Brasileira de Educação em Geografia 7 (14), 05-23, 2017
352017
Por uma Geomorfologia socialmente significativa na Geografia Escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes
VOR Ascenção, RC Valadão
Acta Geográfica, 179-195, 2017
262017
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
VOR Ascenção, RC Valadão, PA da Silva
Boletim Paulista de Geografia 99, 34-51, 2018
242018
Tendências contemporâneas na aplicação do conhecimento geomorfológico na Educação Básica: a escala sob perspectiva
VOR Ascenção, RC Valadão
Espaço Aberto 6 (1), 191-208, 2016
202016
Abordagem do conteúdo “relevo” na Educação Básica
VOR ASCENÇÃO, RC VALADÃO
CAVALCANTI, LS Temas da Geografia na escola básica. Campinas, SP: Papirus, 2013
172013
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR:: desdobramentos na formação docente
VOR Ascenção
Revista Brasileira de Educação em Geografia 10 (19), 173-197, 2020
162020
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental
VOR Ascencao
Universidade Federal de Minas Gerais, 2009
112009
As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos
VOR Ascenção, RC Valadão
Anekumene, 152-166, 2011
102011
Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
PA da Silva, VOR Ascenção, RC Valadão
5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de …, 2018
92018
UMA QUESTÃO ALÉM DA SEMÂNTICA: INVESTIGANDO E DEMARCANDO CONCEPÇÕES SOBRE OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A QUESTION BEYOND SEMANTICS: INVESTIGATING AND …
EMB de Morais, VOR Ascenção
Boletim Goiano de Geografia 41 (1), 2021
82021
Ensino de Geografia e formação de professores: desafios e possibilidades na contemporaneidade
RS Del Gaudio, RC Valadão, CJ de Oliveira Souza, VOR Ascenção
ASCENÇÃO, Roque et al. Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação …, 2017
62017
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental. 2013. 150 f
VO ROQUE ASCENÇÃO
Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia)–Instituto de Geociências …, 2009
62009
A formação do docente geógrafo: novas roupagens para velhos corpos?
VOR Ascenção, M de Faria Guimarães, JD Vital
Revista Interface (Porto Nacional), 2015
32015
O conhecimento do conteúdo relevo: contribuições metodológicas
VOR Ascenção
Geografia Ensino & Pesquisa, 119-132, 2013
32013
Licenciaturas em Geografia e seus percursos curriculares: possíveis deflexões no perfil do profissional egresso
DM da Cruz, ÂKS Esteves, VOR Ascenção
Revista Interface (Porto Nacional), 113-127, 2017
12017
Metodologia de regionalização com vistas ao desenvolvimento do raciocínio geográfico
RAM Carrieri, VOR Ascenção
Revista Signos Geográficos 6, 1-24, 2024
2024
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA REFLEXÃO A LUZ DOS CONCEITOS DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E COMUNIDADE DE PRÁTICA
DM da Cruz, VOR Ascenção
REVISTA PERCURSO 15 (2), 223-243, 2023
2023
O raciocínio geográfico nos documentos curriculares do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular
ALPP Timóteo, VOR Ascenção
Revista Signos Geográficos 5, 1-13, 2023
2023
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À LUZ DO ENSINO DE GEOGRAFIA POR INVESTIGAÇÃO
JJP de Morais, VOR Ascenção
Revista Signos Geográficos 4, 2022
2022
O sistema não pode executar a operação agora. Tente novamente mais tarde.
Artigos 1–20