Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno VOR Ascenção, RC Valadão Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales 18, 2014 | 57 | 2014 |
Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de Geografia VOR Ascenção, RC Valadão Revista Brasileira de Educação em Geografia 7 (14), 05-23, 2017 | 35 | 2017 |
Por uma Geomorfologia socialmente significativa na Geografia Escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes VOR Ascenção, RC Valadão Acta Geográfica, 179-195, 2017 | 26 | 2017 |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico VOR Ascenção, RC Valadão, PA da Silva Boletim Paulista de Geografia 99, 34-51, 2018 | 24 | 2018 |
Tendências contemporâneas na aplicação do conhecimento geomorfológico na Educação Básica: a escala sob perspectiva VOR Ascenção, RC Valadão Espaço Aberto 6 (1), 191-208, 2016 | 20 | 2016 |
Abordagem do conteúdo “relevo” na Educação Básica VOR ASCENÇÃO, RC VALADÃO CAVALCANTI, LS Temas da Geografia na escola básica. Campinas, SP: Papirus, 2013 | 17 | 2013 |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR:: desdobramentos na formação docente VOR Ascenção Revista Brasileira de Educação em Geografia 10 (19), 173-197, 2020 | 16 | 2020 |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental VOR Ascencao Universidade Federal de Minas Gerais, 2009 | 11 | 2009 |
As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos VOR Ascenção, RC Valadão Anekumene, 152-166, 2011 | 10 | 2011 |
Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking) PA da Silva, VOR Ascenção, RC Valadão 5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de …, 2018 | 9 | 2018 |
UMA QUESTÃO ALÉM DA SEMÂNTICA: INVESTIGANDO E DEMARCANDO CONCEPÇÕES SOBRE OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A QUESTION BEYOND SEMANTICS: INVESTIGATING AND … EMB de Morais, VOR Ascenção Boletim Goiano de Geografia 41 (1), 2021 | 8 | 2021 |
Ensino de Geografia e formação de professores: desafios e possibilidades na contemporaneidade RS Del Gaudio, RC Valadão, CJ de Oliveira Souza, VOR Ascenção ASCENÇÃO, Roque et al. Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação …, 2017 | 6 | 2017 |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental. 2013. 150 f VO ROQUE ASCENÇÃO Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia)–Instituto de Geociências …, 2009 | 6 | 2009 |
A formação do docente geógrafo: novas roupagens para velhos corpos? VOR Ascenção, M de Faria Guimarães, JD Vital Revista Interface (Porto Nacional), 2015 | 3 | 2015 |
O conhecimento do conteúdo relevo: contribuições metodológicas VOR Ascenção Geografia Ensino & Pesquisa, 119-132, 2013 | 3 | 2013 |
Licenciaturas em Geografia e seus percursos curriculares: possíveis deflexões no perfil do profissional egresso DM da Cruz, ÂKS Esteves, VOR Ascenção Revista Interface (Porto Nacional), 113-127, 2017 | 1 | 2017 |
Metodologia de regionalização com vistas ao desenvolvimento do raciocínio geográfico RAM Carrieri, VOR Ascenção Revista Signos Geográficos 6, 1-24, 2024 | | 2024 |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA REFLEXÃO A LUZ DOS CONCEITOS DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E COMUNIDADE DE PRÁTICA DM da Cruz, VOR Ascenção REVISTA PERCURSO 15 (2), 223-243, 2023 | | 2023 |
O raciocínio geográfico nos documentos curriculares do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular ALPP Timóteo, VOR Ascenção Revista Signos Geográficos 5, 1-13, 2023 | | 2023 |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À LUZ DO ENSINO DE GEOGRAFIA POR INVESTIGAÇÃO JJP de Morais, VOR Ascenção Revista Signos Geográficos 4, 2022 | | 2022 |