Daniela Lopes Scarpa
Daniela Lopes Scarpa
Professor, Biosciences Institute, University of São Paulo
E-mail confirmado em usp.br - Página inicial
TítuloCitado porAno
Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula
AMP Carvalho, CMA Oliveira, DL Scarpa, LH Sasseron, L Sedano, ...
Cengage 1, 152, 2013
1612013
A Biologia e o ensino de Ciências por investigação: dificuldades e possibilidades
DL Scarpa, M Batistoni e Silva
Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de …, 2013
322013
Pesquisa em ensino de Ciências: um estudo sobre as perspectivas metodológicas
DL Scarpa, M Marandino
Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999
18*1999
Movimentos entre a cultura escolar e cultura científica: análise de argumentos em diferentes contextos
D Lopes-Scarpa, SL Frateschi-Trivelato
magis, Revista Internacional de Investigación en Educación 6, 69-85, 2013
172013
Cultura escolar e cultura científica: aproximações, distanciamentos e hibridações por meio da análise de argumentos no ensino de biologia e na Biologia
DL Scarpa
Universidade de São Paulo, 2009
162009
O papel da argumentação no ensino de ciências: lições de um workshop
DL Scarpa
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 17 (spe), 15-30, 2015
112015
Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no ensino de ciências
NH Azevedo, DL Scarpa
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 579-619, 2017
102017
A linguagem e a alfabetização científicas: características linguísticas e argumentativas de artigos científicos
DL Scarpa, SLF Trivelato
Genética na Escola, 2012
102012
Ecologia na restinga: uma sequência didática argumentativa
NH Azevedo, AMZ Martini, AA Oliveira, DL Scarpa
82014
O Ensino por Investigação e a Argumentação em Aulas de Ciências Naturais
DL Scarpa, LH Sasseron, MB SILVA
Tópicos Educacionais 23 (1), 7-27, 2017
72017
Decisões envolvidas na elaboração e validação de um questionário contextualizado sobre concepções de natureza da ciência
NH Azevedo, DL Scarpa
Investigações em Ensino de Ciências 22 (2), 57, 2017
62017
Teaching landscape ecology: the importance of field- oriented, inquiry-based approaches
M Almeida-Gomes, JA Prevedello, DL Scarpa, JP Metzger
Landscape Ecology, 2016
62016
Os saberes da docência na formação inicial: análise do relatório semestral de licenciandos participantes do PIBID de Biologia
ICA Zia, DL Scarpa, RLF Silva
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013
62013
A systematic review of studies about conceptions on the nature of science in science education
NH Azevedo, DL Scarpa
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 621-659, 2017
42017
Linguagem do e no ensino de ciências: o conhecimento científico e as interações em sala de aula na educação infantil
DL Scarpa, SLF Trivelato
42002
Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): Uma Ferramenta de Análise de Propostas de Ensino Investigativas
MJC Cardoso, DL Scarpa
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1025-1059, 2018
32018
Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação
DL Scarpa, NF Campos
Estudos Avançados 32 (94), 25-41, 2018
32018
ENSINO POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA “A CAIXA DE PANDORA” APLICADA POR ALUNOS DO PIBID-BIOLOGIA DA UFABC NA E.E. AMARAL WAGNER (SANTO ANDRÉ - SP).
EF Vinturi, DL Scarpa, NP Ghilardi-Lopes
Revista da SBENBIO 5, 2012
32012
A supervisão de estágio da licenciatura no IB-USP: ensino por investigação e pesquisa
MEB Prestes, RLF Silva, DL Scarpa
Revista de Graduação USP 2 (1), 137-141, 2017
22017
Um levantamento em larga escala das concepções de natureza da ciência de graduandos de biologia brasileiros e os possíveis elementos formativos associados
NH Azevedo
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 19, 2017
22017
O sistema não pode executar a operação agora. Tente novamente mais tarde.
Artigos 1–20