Seguir
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
E-mail confirmado em uel.br
Título
Citado por
Citado por
Ano
An international collaborative investigation of beginning seventh grade students' understandings of scientific inquiry: Establishing a baseline
J Lederman, N Lederman, S Bartels, J Jimenez, M Akubo, S Aly, C Bao, ...
Journal of Research in Science Teaching 56 (4), 486-515, 2019
1082019
O modelo de DNA e a Biologia Molecular: inserção histórica para o Ensino de Biologia
MABS de Andrade, AM de Andrade Caldeira
Filosofia e História da Biologia 4 (1), 139-165, 2009
382009
A integração conceitual no Ensino de Biologia: uma proposta hierárquica de organização do conhecimento biológico
FA Meglhioratti, FR Brando, M Andrade, AMA Caldeira
Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 189-205, 2009
312009
Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do ensino superior
EM Schneider, LAD Justina, MBS Andrade, TB Oliveira, AMA Caldeira, ...
Investigações em Ensino de Ciências, 201-222, 2011
302011
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 233 f
M ANDRADE
Tese (Doutorado em Educação para a Ciência)–UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2011
172011
Ensino por investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas
A de Freitas Zompero, MABS de Andrade, TB Mastelari, E Vagula
Debates em Educação 11 (25), 222-239, 2019
162019
Biology teachers’ conceptions of the diversity of life and the historical development of evolutionary concepts
PR da Silva, MABS de Andrade, AM de Andrade Caldeira
Journal of Biological Education 49 (1), 3-21, 2015
162015
As visões distorcidas da Natureza da Ciência sob o olhar da História e Filosofia da Ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
FR da Silva Costa, AP de Souza Zanin, TAL de Oliveira, ...
ACTIO: docência em ciências 2 (2), 4-20, 2017
152017
Epistemologia da Biologia: uma proposta didática para o ensino de Biologia
M Andrade, FR Brando, FA Meglhioratti, LAD Justina, AMA CALDEIRA
Práticas integradas para o ensino de biologia, 13-36, 2008
152008
Ottedana cercalis: a new genus and species of phalangopsid cricket from the Mantiqueira Range of southeastern Brazil (Orthoptera: Grylloidea)
FAG De Mello, DA Mariana Ap BS
Journal of Orthoptera Research, 141-148, 2003
112003
A compreensão de sistemas biológicos a partir de uma abordagem hierárquica: contribuições para a formação de pesquisadores
FA Meglhioratti, MABS de Andrade, F da Rocha Brando, ...
Filosofia e História da Biologia 3 (1), 119-138, 2008
102008
Contribuições da epistemologia e da história da ecologia para a formação de professores e pesquisadores
F da Rocha Brando, MABS de Andrade, FA Meglhioratti, ...
Filosofia e História da Biologia 7 (2), 181-200, 2012
92012
Ensino de biologia: a necessária compreensão entre biologia e ideologia
FA Meglhioratti, M Andrade, AMA Caldeira
As ciências biológicas em diferentes contextos. Cascavel: Edunioeste, 9-26, 2010
92010
Formação de pesquisadores: O papel de um grupo de pesquisa em Epistemologia da Biologia
FA Meglhioratti, MABS Andrade, FR Brando, AM de Andrade Caldeira
Revista Brasileira de Biociências 6 (S1), 2008
92008
Análise da aplicação da aprendizagem baseada em problemas no ensino de biologia
M Andrade, LML Campos
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 5, 1-10, 2005
92005
Concepções de professores de Biologia a respeito da diversidade dos seres vivos: uma análise, considerando o desenvolvimento histórico das ideias evolucionistas
PR SILVA, M ANDRADE, AMA CALDEIRA, F BASTOS
BASTOS, F. org. Ensino de ciências e matemática III: contribuições da …, 2010
82010
O uso de aulas práticas no ensino da biologia
JE BERLEZE, MAB Andrade
Desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013
72013
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
MABS Andrade
Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011
72011
Possibilidades e limites da prática da aprendizagem baseada em problemas (PBL) no ensino médio
MABSA Andrade, LML Campos
Enseñanza de las ciencias, 1-3, 2005
72005
VASI Questionnaire in the context of Brazilian Secondary Education: an Analysis of the Students' Understanding of Scientific Inquiry
MABS Andrade, NG Lederman, J Lederman
Ciência & Educação (Bauru) 26, e20070, 2020
62020
O sistema não pode executar a operação agora. Tente novamente mais tarde.
Artigos 1–20