Seguir
Fernando de Araujo Penna
Fernando de Araujo Penna
Professor da Faculdade de Educação da UFF
E-mail confirmado em id.uff.br
Título
Citado por
Citado por
Ano
O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional
FA Penna
Escola" sem partido": esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira., 2017
2312017
Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
AMFC Monteiro, FA Penna
Educação e Realidade 36 (01), 191-211, 2011
1262011
Programa “Escola sem Partido”: uma ameaça à educação emancipadora
FA PENNA
Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad, 43-58, 2016
1062016
O ódio aos professores
F Penna
A ideologia do movimento Escola Sem Partido 20, 93-100, 2016
882016
O discurso reacionário de defesa de uma “escola sem partido”
F PENNA
O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo …, 2018
542018
" Escola sem Partido" como ameaça à Educação Democrática: fabricando o ódio aos professores e destruindo o potencial educacional da escola
FDEA PENNA
Cortez: ANPUH SP, 2017
502017
A dupla certidão de nascimento do Escola Sem Partido: analisando as referências intelectuais de uma retórica reacionária
F Penna, DC Salles
Arquivos, documentos e ensino de história: desafios contemporâneos …, 2017
282017
O discurso reacionário de defesa do projeto “Escola sem Partido”: analisando o caráter antipolítico e antidemocrático
FA PENNA
Quaestio-Revista de Estudos em Educação 20 (3), 2018
252018
Ensino de história: operação historiográfica escolar
FA PENNA
Rio de Janeiro, 2013
25*2013
O trabalho intelectual do professor de História e a construção da educação democrática: práticas de história pública frente à Base Nacional Comum Curricular e ao Escola Sem Partido
FA PENNA, RA FERREIRA
História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São …, 2018
202018
Sobre o ódio ao professor Entrevista com Fernando Penna
F Penna
Movimento-Revista de educação, 2015
202015
As operações que tornam a história pública: a responsabilidade pelo mundo e o ensino de história
FA PENNA, RCA SILVA
História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz …, 2016
172016
A tentativa reacionária de censura nos currículos escolares: compreendendo a subversão mútua entre as lógicas de socialização e subjetivação
F de Araujo Penna
Revista Psicologia Política 18 (43), 557-572, 2018
162018
Educação democrática: antídoto ao Escola sem Partido
F Penna, F Queiroz, G Frigotto
LPP/UERJ, 2018
162018
A defesa da “educação domiciliar” através do ataque à educação democrática: a especificidade da escola como espaço de dissenso
FDA Penna
Linguagens, Educação e Sociedade, 8-28, 2019
152019
Construindo estratégias para uma luta pela educação democrática em tempos de retrocessos
FA PENNA
Educação democrática: antídoto ao Escola sem Partido. Rio de Janeiro: LPP …, 2018
142018
A relevância da didática para uma epistemologia da História
F PENNA
Ana Maria Monteiro [et al.]. Pesquisa em ensino de história: entre desafios …, 2014
142014
Sob o nome e a capa do Imperador: a criação do Colégio de Pedro Segundo e a construção do seu currículo. 2008
FA PENNA
Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Rio de Janeiro …, 2008
11*2008
Sob o nome e a capa do Imperador: a criação do colégio de Pedro Segundo e a construção do seu currículo
FA Penna
Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio …, 2008
102008
A importância da tradição clássica no nascimento da disciplina História no Imperial Colégio de Pedro II
FA PENNA
A Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Fortium, 2008
92008
O sistema não pode executar a operação agora. Tente novamente mais tarde.
Artigos 1–20