Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas CN Fino Revista Portuguesa de educação 14, 273-291, 2001 | 652 | 2001 |
Inovação pedagógica: significado e campo (de investigação) CN Fino Educação em tempo de mudança, 277-287, 2008 | 259 | 2008 |
A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais CN Fino Educação e cultura, 43-53, 2008 | 245 | 2008 |
As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional JM Sousa, CN Fino Revista Educação e Cultura Contemporânea 5 (10), 11-26, 2019 | 195 | 2019 |
FAQs, etnografia e observação participante CMN Fino Revista europeia de etnografia da educação 3, 95-105, 2003 | 190 | 2003 |
Investigação e inovação (em educação) CN Fino Pesquisar para mudar (a educação), 29-48, 2011 | 137 | 2011 |
Inovação e invariante (cultural) CN Fino Políticas educativas: discursos e práticas, 192-209, 2009 | 126 | 2009 |
Um novo paradigma (para a escola): precisa-se CN Fino FORUMa–Jornal do Grupo de Estudos Clássicos da Universidade da Madeira 1 (2 …, 2001 | 112 | 2001 |
Um software educativo que suporte uma construção de conhecimento em interacção (com pares e professor) CN Fino Actas do 3º simpósio de investigação e desenvolvimento de software educativo, 1999 | 104 | 1999 |
O futuro da escola do passado CN Fino O futuro da escola do passado, 2007 | 103 | 2007 |
Inovação pedagógica, etnografia, distanciação CN Fino Etnografia da educação, 99-118, 2011 | 99 | 2011 |
Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico CMN Fino PQDT-Global, 2000 | 88 | 2000 |
Demolir os muros da fábrica de ensinar CN Fino Revista Hum@ nae 5 (1), 2011 | 74 | 2011 |
As TIC redesenhando as fronteiras do currículo CN Fino, JM Sousa Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 2015-2063, 2003 | 71 | 2003 |
Inovação pedagógica e ortodoxia curricular CN Fino Revista Tempos e Espaços em Educação 9 (18), 2, 2016 | 67 | 2016 |
Avaliar software ‘educativo’ CN Fino Actas da III conferência internacional de tecnologias de informação e …, 2003 | 66 | 2003 |
Alterar o currículo: mudar a identidade CF Fino, JM Sousa Revista de Estudos Curriulares 1, 233-250, 2003 | 63 | 2003 |
Inovação e incorporação de novos saberes: o desenho curricular de um mestrado em Inovação Pedagógica JM Sousa, CN Fino Actas do VIII Congresso da SPCE,“Cenários da educação/formação: novos …, 2007 | 53 | 2007 |
Inovação e incorporação de novos saberes: o desenho curricular de um mestrado em Inovação Pedagógica JM Sousa, CN Fino Actas do VIII Congresso da SPCE,“Cenários da educação/formação: novos …, 2007 | 53 | 2007 |
Convergência entre a teoria de Vygotsky e o construtivismo/construcionismo CN Fino Funchal: Universidade da Madeira, 2004 | 48 | 2004 |