Follow
Elio Carlos Ricardo
Title
Cited by
Cited by
Year
Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares a uma compreensão para o ensino das ciências
EC Ricardo
Florianópolis, SC, 2005
188*2005
Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar
EC Ricardo
Ciência & Ensino (ISSN 1980-8631) 1, 2008
1862008
Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas
EC Ricardo
Cadernos de pesquisa 40, 605-628, 2010
1472010
A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório
EC Ricardo, JCA Freire
Revista Brasileira de Ensino de Física 29, 251-266, 2007
1342007
Problematização e contextualização no ensino de física
EC Ricardo
Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 29-48, 2010
1062010
Implementação dos PCN em sala de aula: dificuldades e possibilidades
EC Ricardo
Física na escola 4 (1), 8-11, 2003
1042003
Os parâmetros curriculares nacionais para as ciências do ensino médio: uma análise a partir da visão de seus elaboradores
EC Ricardo, A Zylbersztajn
Investigações em ensino de ciências 13 (3), 257-274, 2008
952008
O Ensino das Ciências no Nível Médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais
A Zylbersztajn, EC Ricardo
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 19 (3), 351-370, 2002
952002
Os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos professores das Ciências da Natureza e Matemática do ensino médio
EC Ricardo, A Zylbersztajn
Investigações em ensino de ciências 12 (3), 339-355, 2007
792007
A tecnologia como referência dos saberes escolares: perspectivas teóricas e concepções dos professores
EC Ricardo, JF Custódio, MF Rezende Junior
Revista Brasileira de Ensino de Física 29, 135-147, 2007
492007
A perturbação do contrato didático e o gerenciamento dos paradoxos
E Ricardo, I Slongo, M Pietrocola
Investigações em Ensino de Ciências 8 (2), 153-163, 2003
392003
As Ciências no Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: da proposta à prática
EC Ricardo
CESGRANRIO 10 (35), 141-160, 2002
372002
A problematização e a contextualização no ensino das ciências: acerca das idéias de Paulo Freire e Gérard Fourez
EC Ricardo
Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências 4, 2003
332003
As crenças de autoeficácia de professores de Física: um instrumento para aferição das crenças de autoeficácia ligadas a Física Moderna e Contemporânea
DM Rocha, EC Ricardo
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 31 (2), 333-364, 2014
252014
Física e Literatura: uma revisão bibliográfica
LG Lima, EC Ricardo
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 32 (3), 577-6 17, 2015
242015
As crenças de autoeficácia e o ensino de Física Moderna e Contemporânea
D Rocha, E Ricardo
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 33 (1), 223-252, 2016
202016
Concepções de tecnologia na formação inicial de professores de física
EC Ricardo
Investigações em Ensino de Ciências 25 (3), 190-208, 2020
182020
O Ensino da Mecânica Quântica no nível médio por meio da abstração científica presente na interface Física-Literatura
LG de Lima, EC Ricardo
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 36 (1), 8-54, 2019
122019
A natureza da região celeste em Aristóteles
A Campos, ÉC Ricardo
Revista Brasileira de Ensino de Física 36, 4601, 2014
122014
A complexidade do movimento local na Física aristotélica
A Campos, ÉC Ricardo
Revista Brasileira de Ensino de Física 34, 3601, 2012
122012
The system can't perform the operation now. Try again later.
Articles 1–20