A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da física moderna e contemporânea no ensino médio MA Monteiro, R Nardi, JB Bastos Filho Ciência & Educação (Bauru) 15, 557-580, 2009 | 43 | 2009 |
Os problemas epistemológicos da realidade, da compreensibilidade e da causalidade na teoria quântica JB Bastos Filho Revista Brasileira de Ensino de Física 25, 125-147, 2003 | 25 | 2003 |
Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória MA Monteiro, R Nardi, JB Bastos Filho Revista Electrónica De Investigación Educación Ciencias 8 (1), 2012 | 22 | 2012 |
Dificuldades dos professores em introduzir a física moderna no ensino médio: a necessidade de superação da racionalidade técnica nos processos formativos MA MONTEIRO, R NARDI, JB BASTOS FILHO Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores, 2009 | 22 | 2009 |
Reducionismo: uma abordagem epistemológica JB Bastos Filho UFAL, 2005 | 16 | 2005 |
Sobre os paradigmas de Kuhn, o problema da incomensurabilidade e o confronto com Popper JB Bastos Filho Acta Scientiarum. Technology 22, 1297-1309, 2000 | 12 | 2000 |
Propensity, probability, and quantum physics JB Bastos Filho, F Selleri Foundations of Physics 25 (5), 1995 | 12 | 1995 |
O exercício das liberdades, o combate à pleonexia e a educação ambiental no processo do desenvolvimento FGS Ayres, J Bastos Filho Brazilian Journal of Environmental Sciences (RBCIAMB), 27-33, 2007 | 10 | 2007 |
A ciência normal e a educação são tendências opostas JB Bastos Filho Ciência, ética e sustentabilidade, 61, 2001 | 10 | 2001 |
Autoria, autonomia e ética na educação a distância AC Pinto, JB Bastos Filho Perspectiva, 2012 | 8 | 2012 |
Qual História e qual Filosofia da Ciência são capazes de melhorar o Ensino de Física JB Bastos Filho Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino, Peduzzi, LO Q, 65-83, 2012 | 7 | 2012 |
Causalidade,(in) determinismo e (im) previsibilidade: por que o conceito de causa é tão importante? JB Bastos Filho Revista Brasileira de Ensino de Física 30, 3304.1-3304.12, 2008 | 7 | 2008 |
A teoria platônica da reminiscência poderia dirimir o conflito entre construtivismo e indutivismo TJM Araújo, JB Bastos Filho Caderno Brasileiro de Ensino Física 21 (3), 350-376, 2004 | 7 | 2004 |
que é uma teoria científica? uma breve provocação sobre um tema complexo, O JB Bastos Filho UFAL, 1999 | 7 | 1999 |
Cultura e desenvolvimento: a sustentabilidade cultural em questão JB BASTOS FILHO, NFM AMORIM, VN LAGES Recife: UFPE, 1999 | 7 | 1999 |
Dangerous effects of the incomprehensibility in microphysics JBB Filho Frontiers of fundamental physics, 485-492, 1994 | 7 | 1994 |
Conflitos entre os Principia de Newton e os Principia de Descartes JB Bastos Filho, RM Xavier Cadernos de História e Filosofia da Ciência 1 (1), 65-76, 1989 | 7 | 1989 |
Pleonexia enquanto obstáculo ao desenvolvimento JAM MONTEIRO, FGS AYRES, JG BARROS, R SILVA, J TONHOLO, ... Desafios de Desafios de Competitividade em Arranjos Produtivos Locais …, 2006 | 5 | 2006 |
O que se deve exigir, tendo em vista que não há panacéias para o ensino de física JB BASTOS FILHO Encontro de Física do Norte e Nordeste-EFNNE, 98-99, 2006 | 5 | 2006 |
Descartes, Leibniz, Newton and Modern Physics JB Bastos Filho trabalho apresentado na" International Conference Descartes and Scientific …, 1999 | 5 | 1999 |