Follow
Orlando Aguiar Jr
Orlando Aguiar Jr
Professor of Federal University of Minas Gerais, Brazil (UFMG)
Verified email at fae.ufmg.br
Title
Cited by
Cited by
Year
The tension between authoritative and dialogic discourse: A fundamental characteristic of meaning making interactions in high school science lessons
PH Scott, EF Mortimer, OG Aguiar
Science education 90 (4), 605-631, 2006
11712006
Learning from and responding to students' questions: The authoritative and dialogic tension
OG Aguiar, EF Mortimer, P Scott
Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the …, 2010
3132010
Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências
OGG Aguiar Jr, EF Mortimer
Investigações em ensino de Ciências 10 (2), 179-207, 2005
1072005
A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação
EF de Sá, MEC de Castro Lima, O Aguiar Jr
Investigações em Ensino de Ciências 16 (1), 79-102, 2011
782011
O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de ciências
O Aguiar Jr
Investigações em ensino de ciências 3 (2), 107-120, 1998
761998
As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especialização em ensino de ciências
EF SÁ, HF Paula, M Lima, OG Aguiar
VI encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. Anais do VI ENPEC …, 2007
742007
Os campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o planejamento didático
GD de Carvalho Júnior, OG de Aguiar Junior
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 25 (2), 207-227, 2008
562008
Mudanças conceituais (ou cognitivas) na educação em ciências: revisão crítica e novas direções para a pesquisa
O Aguiar Jr
Ensaio pesquisa em educação em ciências 3 (1), 67-86, 2001
512001
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos
MECC Lima, O Aguiar Júnior, CM De Caro
Ciência & Educação (Bauru) 17, 855-871, 2011
462011
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS COMO ASCENSÃO DO ABSTRATO AO CONCRETO: DA ENERGIA PENSADA À ENERGIA VIVIDA.
R dos Santos Crepalde, OG Aguiar Jr
Investigações em ensino de Ciências 18 (2), 2013
252013
Planejamento do Ensino
A Junior, G Orlando
Belo Horizonte, 2005
242005
Abordagem intercultural na educação em ciências: da energia pensada à energia vivida
RS Crepalde, OG Aguiar Jr
Educação em Revista 30, 43-61, 2014
212014
O uso dos conceitos de elemento e substância por estudantes do ensino fundamental: uma perspectiva de análise sociocultural
NS da Silva, O Aguiar
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 8 (3), 2008
212008
Teaching about energy: Application of the conceptual profile theory to overcome the encapsulation of school science knowledge
O Aguiar, H Sevian, CN El-Hani
Science & Education 27, 863-893, 2018
202018
Ciências: Física e Química no ensino fundamental
M LIMA, O AGUIAR JR
Presença Pedagógica 6 (31), 39-49, 2000
202000
Calor e temperatura no ensino fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva construtivista
O Aguiar Jr
Investigações em ensino de Ciências 4 (1), 73-90, 1999
201999
Modelo de Ensino para Mudanças Cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa
O Aguiar, JF Saraiva
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 1, 39-53, 1999
201999
Ensinar ciências
M Lima, O AGUIAR, SAM BRAGA
Presença pedagógica 6 (33), 2000
192000
Mudança conceitual em sala de aula: o ensino de ciências numa perspectiva construtivista
O AGUIAR Jr
Belo Horizonte: CEFET-MG, 1995
191995
As três formas da equilibração: análise do material didático de um curso de eletricidade básica
OG de Aguiar Junior
Caderno Brasileiro de Ensino de Física 16 (1), 72-91, 1999
181999
The system can't perform the operation now. Try again later.
Articles 1–20