Google Acadêmico

Citações do Google Acadêmico

O Citações do Google Acadêmico oferece aos autores uma forma simples de acompanhar as citações de seus artigos. Você pode verificar quem cita suas publicações, visualizar gráficos de citações ao longo do tempo e avaliar diversas métricas de citação. Você também pode tornar seu perfil público para que ele seja exibido nos resultados do Google Acadêmico quando as pessoas pesquisarem, por exemplo, seu nome: richard feynman.

O melhor de tudo é que a configuração é rápida e a manutenção é simples, mesmo que você tenha escrito centenas de artigos e seu nome seja compartilhado por diversos acadêmicos. Você pode adicionar grupos de artigos relacionados em vez de adicionar um artigo por vez. Além disso, suas métricas de citação são computadas e atualizadas automaticamente conforme o Google Acadêmico localiza novas citações sobre seu trabalho na web. Você pode até mesmo optar por atualizar sua lista de artigos automaticamente, além de poder optar por analisar as atualizações ou atualizar seus artigos manualmente a qualquer momento.

Primeiros passos no Citações do Google Acadêmico.


Configuração de seu perfil

Como posso criar meu perfil de autor?

Você pode inscrever-se para obter um perfil no Citações do Google Acadêmico. É rápido e gratuito.

  1. Primeiro, crie uma Conta do Google ou faça login em uma Conta do Google já existente. Recomendamos que você use uma conta pessoal, não uma conta de seu empregador, para que você possa manter seu perfil pelo tempo que desejar.
  2. Depois de fazer login em sua Conta do Google, o formulário de inscrição no Citações solicita que você confirme seu nome e insira sua afiliação, seus interesses, etc. Recomendamos que você também insira seu endereço de e-mail da faculdade, pois isso qualifica seu perfil para inclusão nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico.
  3. Na página seguinte, você vê grupos de artigos escritos por pessoas com nomes semelhantes ao seu. Clique em "Adicionar todos os artigos", ao lado de cada grupo de artigos escritos por você ou em "Visualizar todos os artigos" para ver artigos específicos do grupo em questão. Se seus artigos não estiverem nesses grupos, clique em "Pesquisar artigos" para fazer uma pesquisa comum no Google Acadêmico. Em seguida, adicione seus artigos, um de cada vez. Sinta-se à vontade para fazer quantas pesquisas desejar.
  4. Quando você terminar de adicionar os artigos, o sistema perguntará o que fazer quando a data do artigo for alterada no Google Acadêmico. As atualizações podem ser aplicadas a seu perfil automaticamente ou você pode analisá-las antes que sejam exibidas. Em qualquer um dos casos, é possível acessar seu perfil e fazer as alterações manualmente.
  5. Por fim, você verá seu perfil. Nesse momento, você pode aproveitar para fazer alguns ajustes finais, como fazer upload de uma foto em que você tenha uma aparência profissional, visitar a caixa de entrada de seu e-mail da faculdade e clicar no link de verificação, verificar a lista de artigos e, quanto estiver satisfeito, tornar seu perfil público. Pronto! Agora, seu perfil pode ser exibido no Google Acadêmico quando seu nome for pesquisado.

Alguns de meus artigos não estão em meu perfil. Como faço para adicionar artigos que estão faltando?

Selecione a opção "Adicionar" no menu Ações. Pesquise por seus artigos usando títulos, palavras-chave ou seu nome.

Para adicionar um artigo de cada vez, clique em "Pesquisar artigos" e em "Adicionar artigo" ao lado do artigo que deseja adicionar. Suas métricas de citação serão atualizadas automaticamente para refletir os artigos adicionados.

Se sua pesquisa não localizar o artigo certo, clique em "Adicionar artigo manualmente". Em seguida, digite o título, os autores, etc. e clique em "Salvar". Lembre-se de que as citações de artigos adicionados manualmente não são exibidas em seu perfil por alguns dias.

Para adicionar um grupo de artigos relacionados, clique em "Pesquisar grupos de artigos". Em seguida, clique em "Adicionar todos os artigos", ao lado do grupo que deseja adicionar. Se tiver escrito artigos usando heterônimos, com grupos de colegas ou em diferentes jornais, pode ser necessário selecionar diversos grupos. Suas métricas de citação serão atualizadas imediatamente para refletir os grupos adicionados.

Alguns dos artigos exibidos em meu perfil não foram escritos por mim. Por que eles aparecem em meu perfil?

Bem, não temos como saber quais artigos são realmente seus. Os nomes dos autores geralmente são abreviados e, às vezes, as pessoas têm nomes semelhantes. Usamos um modelo de estatística para tentar diferenciar os autores, mas esse tipo de processo automático nem sempre é preciso. A melhor forma de corrigir isso é olhar os artigos que constam em seu perfil e remover os que foram escritos por outras pessoas.

Como faço para remover artigos que não são meus?

Selecione os artigos que deseja remover. Em seguida, escolha a opção "Excluir" no menu Ações.

Excluí um dos meus artigos do meu perfil por engano. Como corrijo isso?

Os artigos excluídos são movidos para a Lixeira. Para visualizar os artigos na Lixeira, selecione a opção "Visualizar lixeira" no menu Ações. Para restaurar um artigo da Lixeira, selecione-o e clique no botão "Restaurar".

A descrição de um dos meus artigos está incorreta. Como corrijo isso?

Clique no título do artigo e, em seguida, clique no botão "Editar". Ao concluir suas alterações, clique no botão "Salvar".

Se você fez muitas alterações em um artigo, lembre-se de que:

  • A lista "Artigos do Google Acadêmico", na parte inferior da página, pode deixar de corresponder ao artigo editado. Recomendamos que você analise a lista e remova os artigos do Google Acadêmico que não correspondam mais a seu artigo. Os artigos do Google Acadêmico afetam o cálculo das contagens "Citado por" e das métricas de citação.
  • Como acontece com as adições manuais de artigos, pode levar vários dias para que todas as citações do artigo editado sejam reunidas em seu perfil. Você pode acelerar o processo adicionando o artigo correto a partir do Google Acadêmico e mesclando-o a sua versão. Assim, suas métricas de citação serão atualizadas imediatamente.
  • É possível que o artigo editado já estivesse exibido como um registro separado em seu perfil. Recomendamos que você mescle os registros duplicados. Para isso, clique no cabeçalho da coluna "Título/autor" para classificar seus artigos por título, marque as caixas de seleção ao lado das entradas duplicadas e selecione a opção "Mesclar" no menu Ações.

Meu perfil mostra o mesmo artigo duas vezes. Como corrijo isso?

Selecione as duas versões do artigo. Em seguida, selecione a opção "Mesclar" no menu Ações. Você verá as citações do artigo listado. Clique em "Selecionar", ao lado da melhor citação ao artigo. É possível editar essa informação posteriormente se você desejar. Essa ação mescla as duas versões. Suas contagens e métricas de citação serão atualizadas automaticamente para contar as versões mescladas em um único artigo.

Mesclei uma versão com 27 citações a uma versão com quatro citações. Por que o artigo mesclado tem 30 citações em vez de 31?

A contagem "Citado por" após a mesclagem corresponde à quantidade de trabalhos que citam o artigo mesclado. Um dos trabalhos provavelmente cita as duas versões mescladas e a fórmula 27 + 4=31 conta essa citação duas vezes. Porém, se a contagem ficar abaixo de 27, há algum erro. Nesse caso, entre em contato conosco.

Por que há um * ao lado da contagem "Citado por" do meu artigo?

O * indica que a contagem "Citado por" inclui citações que podem não corresponder ao artigo em questão. Essa estimativa é feita automaticamente por um programa de computador. Você pode verificar essas citações. Para isso, clique no título do artigo e procure por "Artigos do Google Acadêmico" com um * ao lado do título.


Como tornar seu perfil público

Meu perfil ficará visível para outras pessoas?

Seu perfil é particular e permanece visível somente para você até, e somente se, você torná-lo público.

Como faço para tornar meu perfil público?

Clique no link "Editar" ao lado de "Meu perfil é privado" e selecione a opção "Meu perfil é público".

Como faço para ver a aparência do meu perfil para outras pessoas antes de torná-lo público?

Clique no link "Editar" ao lado de "Meu perfil é privado". Em seguida, clique em "Visualizar a versão pública".

Como faço para vincular meu perfil público?

Coloque no link "Vincular" ao lado de "Meu perfil é público". Essa ação mostra o URL público de seu perfil, que você pode adicionar a sua página inicial ou a seu e-mail para seus colegas. Destaque o URL com o mouse e cole-o onde desejar.

Mudei de ideia e não quero mais que meu perfil seja público. Como faço para torná-lo particular novamente?

Clique no link "Editar" ao lado de "Meu perfil é público". Selecionar a opção "Meu perfil é privado".

Meu perfil já é público. Preciso fazer mais alguma coisa para que ele fique disponível para inclusão nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico?

Você também precisa adicionar um endereço de e-mail confirmado de sua universidade ou instituição.

Para se qualificar para inclusão nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico, seu perfil deve ser público e precisa ter um endereço de e-mail confirmado de sua universidade (endereços de e-mail não institucionais, como gmail.com, hotmail.com, aol.com, yahoo.com, qq.com, etc., não são adequados a essa finalidade). Para adicionar um e-mail confirmado a seu perfil, clique no link "Editar", ao lado de "Nenhum e-mail foi confirmado", adicione seu endereço de e-mail a sua instituição e clique em "Salvar". Enviaremos uma mensagem de e-mail para você com um link de verificação. Depois que você clicar nesse link, o endereço de e-mail será marcado como confirmado. Seu perfil agora está qualificado para inclusão nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico.

Não se preocupe. NÃO exibiremos seu endereço de e-mail em seu perfil público. Não venderemos, trocaremos nem usaremos seu endereço para enviar e-mails não relacionados ao Google Acadêmico.


Como explorar citações de seus artigos

Como faço para ver uma lista de citações de um de meus artigos?

Clique no número "Citado por" do artigo.

Como faço para ver um gráfico das citações de um de meus artigos?

Clique no título do artigo.

Como faço para receber notificações sobre novas citações de um de meus artigos?

Clique no número "Citado por" do artigo e, em seguida, clique no ícone de envelope, na barra verde, abaixo da caixa de pesquisa. Assim, enviaremos um e-mail para você quando artigos recém-publicados citarem seus artigos.

Por que a contagem "Citado por" de um dos meus artigos está riscada?

O Google Acadêmico considera esse artigo uma duplicata de outro artigo de seu perfil. Exibimos a contagem "Citado por" ao lado das duas cópias, mas somente uma delas é computada em suas métricas de citação.

Recomendamos que você mescle as duplicatas. Para isso, selecione os dois artigos e escolha a opção "Mesclar" no menu "Ações".

Gosto de usar outras métricas de citação. Vocês planejam adicionar o índice g ou e? Ou então adicionar uma média de citações por artigo?

Provavelmente não. Computamos duas versões, Tudo e Recente, de três métricas: índice h, índice i10 e quantidade total de citações. Embora existam diversas outras métricas úteis, a vantagem da inclusão de cada métrica geralmente não compensa a possível confusão para o usuário.

A quantidade de citações de um de meus artigos está muito baixa. Sei de diversos artigos que citam meu artigo e que não aparecem na lista de citações. O que posso fazer para ajudar a corrigir isso?

Suas contagens "Citado por" são geradas a partir do índice do Google Acadêmico. Você pode alterar os artigos em seu perfil, mas as citações deles são computadas e atualizadas automaticamente conforme atualizamos o Google Acadêmico.

Para alterar as contagens de "Citado por" em seu perfil, seria preciso alterar as contagens no Google Acadêmico. O Google Acadêmico reflete o estado da web como ela é vista no momento por nossas máquinas de pesquisa e pela maioria dos usuários. Se algumas das citações de seu artigo não estiverem incluídas, é possível que os artigos que contêm as citações não permitam o acesso de nossas máquinas de pesquisa ou que estejam formatados de modo que dificulte a identificação das referências ou dos dados bibliográficos por nossos algoritmos de indexação.

Para corrigir isso, você precisa identificar os artigos que contêm citações e que apresentam problemas de indexação e entrar em contato com os editores desses artigos para que eles façam as alterações necessárias. Consulte nossas diretrizes de inclusão para obter detalhes. Para a maioria dos editores, geralmente leva de três a seis meses para que as alterações sejam refletidas no Google Acadêmico. Para grandes editores, pode levar muito mais tempo.


Atualizações em seu perfil

Como posso ter certeza de que minhas métricas de citação e o gráfico de citações estão atualizados?

Não é preciso fazer nada! Suas métricas de citação e seu gráfico de citação serão atualizados automaticamente sempre que o Google Acadêmico for atualizado.

Quero que minha lista de artigos seja atualizada automaticamente. Como posso fazer isso?

Selecione a opção "Atualizações do perfil" no menu Ações. Escolha a configuração de atualizações automáticas e clique em "Atualizar configurações". Seu perfil será atualizado automaticamente quando o Google Acadêmico for atualizado.

Essa configuração controla apenas as atualizações feitas em sua lista de artigos. Ela não controla as atualizações feitas em suas contagens "Citado por" e suas métricas de citação. Esses dados são atualizados para refletir o estado atual da web.

Optei pelas atualizações automáticas. No entanto, um artigo que escrevi recentemente não foi adicionado de forma automática a meu perfil. Como corrijo isso?

Veja aqui como adicionar os artigos ausentes a seu perfil.

Como posso interromper as atualizações automáticas em meu perfil?

Selecione a opção "Atualizações do perfil" no menu Ações. Escolha a configuração de e-mail de confirmação e clique em "Atualizar configurações". Quando identificarmos atualizações de seu perfil, enviaremos uma mensagem de e-mail para que você possa analisar e aplicar as atualizações.

Editei alguns dos artigos em meu perfil. Como impeço que as atualizações automáticas substituam minhas alterações?

Não é preciso fazer nada. As atualizações automáticas não farão alterações de um artigo editado por você.


Como analisar as atualizações de seu perfil

Por que a página de atualizações diz que um de meus artigos é uma entrada duplicada?

Isso acontece quando o índice de pesquisa do Google Acadêmico é alterado e considera essa entrada uma duplicata de outros artigos em seu perfil. Isso pode acontecer, por exemplo, se o editor reformatar seus trabalhos ou corrigir um erro ortográfico. Recomendamos que você aceite essa sugestão. É claro que você pode manter entradas duplicadas em seu perfil, mas apenas uma delas será computada em suas métricas de citação.

Por que a página de atualizações diz que um de meus artigos não tem uma correspondência no Google Acadêmico?

Isso acontece quando o índice de pesquisa do Google Acadêmico é alterado e não é possível estabelecer a correspondência entre um artigo de seu perfil e o novo índice. Na maioria das vezes, isso acontece porque o artigo foi considerado uma duplicata de outro artigo de seu perfil, mas não foi possível determinar qual. O artigo pode ter sido removido por completo do Google Acadêmico, por exemplo, porque ele já não está mais disponível na web ou porque os artigos que fazem referência a ele não estão mais disponíveis para nossas máquinas de pesquisa.

Para verificar se o artigo é uma duplicata, acesse seu perfil, clique no cabeçalho "Título/autor" para classificar por título e procure pelo artigo em questão. Se o mesmo artigo estiver de fato listado diversas vezes, você pode aceitar a sugestão para excluir uma entrada sem correspondência. No entanto, se essa entrada não for uma duplicata, você pode escolher mantê-la em seu perfil. De qualquer forma, como não há uma correspondência no Google Acadêmico, a contagem em "Citado por" mostra zero. Sua decisão em manter uma entrada sem correspondência em seu perfil não restabelece a entrada no Google Acadêmico. Consulte as diretrizes de inclusão para ajudar a incluir seus artigos no Google Acadêmico


Perguntas gerais

Criei meu perfil há algum tempo... onde está ele?

Ele está aqui e também no link "Minhas citações" na parte superior direita das páginas do Google Acadêmico.

Como faço para exportar artigos de meu perfil?

Para exportar todos os artigos de seu perfil, escolha a opção "Exportar" no menu Ações. Para exportar artigos específicos, selecione os artigos desejados e escolha a opção "Exportar". Você pode escolher o formato dos artigos exportados usando o menu na página de exportação.

Uma colega deseja usar o Citações do Google Acadêmico. Posso convidá-la?

Claro! Preencha o nome e o endereço de e-mail dessa pessoa no formulário na barra lateral direita de seu perfil e clique em "Enviar convite". Ela precisará abrir o e-mail dela e clicar no link do convite para configurar o perfil.

Se desejar convidá-la para sua lista de coautores, marque a caixa de seleção "Convidando coautor" ao enviar o convite. Assim que ela aceitar seu convite e criar o perfil, um link para o perfil dela será exibido em sua lista de coautores.

Como classifico os artigos em meu perfil por data de publicação?

Clique no cabeçalho da coluna "Ano".

Vejo meu artigo "Cestaria dos prossímios: uma análise crítica" quando pesquiso pelo meu nome no Google Acadêmico. Por que ele não é exibido em meu perfil?

Veja aqui como adicionar os artigos ausentes a seu perfil.

Como faço para adicionar um link para minha página inicial a meu perfil?

Clique no link "Adicionar página inicial". Adicione o URL a sua página inicial e clique em "Salvar".

Encontrei um bug! Como faço para informar sobre ele?

Ops... a melhor maneira para corrigir um bug depende de o problema ser exibido quando você pesquisa no Google Acadêmico ou somente quando você visualiza seu perfil.

Primeiro, tente reproduzir o problema nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico. Por exemplo, pesquise pelo título do artigo em questão ou pelo seu nome no Google Acadêmico. Se seu artigo estiver listado incorretamente ou se você achar que a contagem "Citado por" está desativada, consulte as diretrizes de inclusão. É possível que você precise entrar em contato com seu editor para corrigir o problema.

Se, no entanto, o problema for específico em seu perfil e não afetar os resultados de pesquisa normais do Google Acadêmico, entre em contato conosco informando os detalhes.